Serviços de Streaming mudam a forma de ouvir música e assistir TV, e o BIG Data é responsável por essa mudança.

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Serviços de Streaming mudam a forma de ouvir música e assistir TV, e o BIG Data é responsável por essa mudança.

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Como você ouve música hoje em dia? Você ouve música na rádio? Compra quantos CD’s por mês? Ou optou a ouvir música diretamente do celular, usando aplicativos como Spotify, Deezer, Google Play entre outros? E Televisão? Como você assiste hoje a sua série favorita, filme ou até mesmo novela? (A novela os Dez Mandamentos da Record está disponível no Netflix)

Com certeza você não deve ter ficado surpreso com as perguntas acima, até porque a maioria das pessoas possuem uma conta no Spotify ou no Netflix não é mesmo? Mas o que queremos mostrar aqui, é que as empresas de telecomunicações (TV e Rádio) antigamente criavam suas grades de programação baseada em pesquisas aleatórias, e hoje é possível criar séries e playlists a partir de como o usuário consome o serviço, e tudo isso é possível hoje devido o Big Data.

O Netflix por exemplo, analisa dados diariamente para personalizar seu atendimento, distribuir conteúdo, analisar melhores dispositivos e conhecer os hábitos dos clientes. Hoje o Netflix percebe qual o horário e o dia que você mais usa o aplicativo, qual o tipo de conteúdo você assiste, qual dispositivo você usa, em que ponto do filme você pausa ou avança, porque assistiu somente o primeiro episódio de uma série, qual o seu ator favorito, como você procura, entre outros dados. Por isso que ele consegue te sugerir novos conteúdos do seu interesse e essas informações ele não te sugere somente na tela, ele te envia um e-mail informando que publicou um novo conteúdo do seu interesse, e isso não é aleatório, é análise de comportamento utilizando Big Data.

Enquanto isso o Spotify já pensa além, hoje a ferramenta de Streaming não analisa os dados somente para trazer a melhor experiência do usuário, ela traz dados para as empresas e marcas se posicionarem dentro da ferramenta e assim poderem divulgar melhor seu produto. O Spotify disponibiliza para as empresas o Spotify for Brands, e assim as empresas anunciam seu produtos baseado na informação de comportamento do usuário. O Spotify trabalha com três categorias:

  • O que o usuário ouve;
  • Quem é o usuário;
  • Quando e como ouvem música.

Desta forma as marcas conseguem criar anúncios baseados nos hábitos, mentalidades e gostos específicos, alinhados com a personalidade do público-alvo, em qual região mora, qual o sexo, qual o período do dia ouve música, entre outros dados.

Com estas informações também a ferramenta consegue sugerir ao usuário novos conteúdos que pode ser de interesse do mesmo, se você usa Spotify já deve ter recebido as segundas-feiras sugestão de playlist da semana, e na maioria das vezes são conteúdos relacionados ao que você ouve. A ferramenta analisa também quantas vezes você ouve a música, se começou a ouvir fazendo uma busca ou porque você viu um amigo seu ouvindo uma playlist. Com esses dados não somente as marcas podem tirar benefícios, mas também os artistas e gravadoras, pois assim os mesmos conseguirão analisar como o ouvinte consome a música, qual tipo de música é mais tocada em uma região, o que antes era altamente ditado pelas rádios através dos Jabas. Hoje mais não, hoje é o usuário que decide qual o hit do momento.

E então, você ainda tem dúvida que a análise de dados está altamente ligada a experiência do usuário? Quando você sabe como o seu usuário consome e se comporta, você consegue entregar experiências extraordinárias, e só sairão na frente aquelas empresas que serão capazes de surpreender o seu consumidor. Vamos conversar mais a respeito? Deixe seu comentário aí embaixo para conversarmos mais.

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